Hugo Calderano é superado por chinês na final do Mundial de tênis de mesa
Não deu para Hugo Calderano na decisão do Mundial de tênis de mesa, disputado em Doha, no Catar. Após uma campanha histórica, que garantiu a primeira medalha brasileira na história da competição, o carioca foi derrotado por 4 sets a 1 para o chinês Wang Chuqin neste domingo.
O adversário de Calderano dominou o confronto e fechou com parciais de 12/10, 11/3, 4/11, 11/2 e 11/7.
Desde 2005, o Mundial de tênis de mesa é vencido apenas por atletas chineses. O último não chinês a vencer a competição foi o austríaco Werner Schlager, em 2003.
O jogoComo esperado, o primeiro set foi muito equilibrado. Wang Chuqin chegou a abrir três pontos de vantagem, mas Calderano empatou e virou o confronto. Porém, Hugo não conseguiu fechar após três game point e perdeu por 12 a 10 para o chinês.
O segundo set foi de domínio total do adversário. Calderano chegou a abrir 2 a 0, mas depois viu Wang Chuqin fazer dez pontos seguidos e fechar por 11 a 3.
Calderano voltou com tudo no terceiro set. O brasileiro voltou mais confiante, ficou à frente do placar durante quase todo game e fechou em 11 a 4.
Porém, no game seguinte, o domínio do chinês voltou com tudo. Wang Chuqin abriu uma larga vantagem sobre Calderano e fechou por 11 a 2. No último set, o adversário de Hugo conseguiu istrar bem sua vantagem e venceu o jogo por 11 a 7.
Mundial e Copa do Mundo
No último mês, Calderano venceu a Copa do Mundo de tênis de mesa de forma brilhante. O brasileiro derrotou os três primeiros colocados do ranking mundial em sequência e garantiu o título.
Agora, Calderano está na disputa do Campeonato Mundial. A competição é feita a cada dois anos, há quase um século. É o torneio com o maior número de atletas, com 128 nas chaves individuais masculinas e femininas. No esporte, o Mundial só perde para as Olimpíadas na ordem da importância.