Chefe da OMS pede 'clemência' a Israel na guerra em Gaza
Visivelmente emocionado, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) instou Israel, nesta quinta-feira (22), a ter "clemência" na guerra em Gaza e insistiu em que a paz beneficiaria o próprio país.
Em uma declaração emocionada na assembleia anual da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou que o conflito no devastado território palestino prejudica o próprio Israel e não levará a uma solução duradoura.
"Posso imaginar como se sente o povo de Gaza neste momento. Posso sentir o cheiro. Posso visualizar. Inclusive posso ouvir os sons. E é pelo TEPT [transtorno de estresse pós-traumático]", disse Tedros, de 60 anos, que durante a infância viveu tempos de guerra na Etiópia.
Ele acrescentou que "é realmente errado" transformar a falta de alimentos e suprimentos médicos em armas.
As Nações Unidas começaram a distribuir ajuda em cerca de 90 caminhões que entraram em Gaza, na primeira entrega de assistência desde 2 de março, quando Israel impôs um bloqueio total ao território palestino.
Tedros afirmou que somente uma solução política poderá levar a uma paz que transcenda gerações.
"Sinto que a guerra está prejudicando o próprio Israel e não trará uma solução duradoura", afirmou.
"Peço-lhes clemência. É bom para vocês e é bom para os palestinos. É bom para a humanidade", clamou.
Michael Ryan, diretor de emergências da OMS, informou que 2,1 milhões de pessoas em Gaza estão "em risco iminente de morte".
A OMS tem alertado que os moradores do território sofrem com a grave escassez de alimentos, água, suprimentos médicos, combustível e refúgio, e que apenas 19 dos 36 hospitais da Faixa seguem operacionais.
"Pelo menos 94% dos hospitais da Faixa de Gaza estão danificados ou destruídos", acrescentou a organização, enquanto o norte de Gaza "ficou quase sem atenção médica".
A agência de saúde da ONU alertou que restam apenas 2.000 leitos hospitalares disponíveis em todo o território palestino, um número "totalmente insuficiente para satisfazer as necessidades atuais".
rjm/ag/arm/mvv/rpr
© Agence -Presse