Topo
Notícias

Ladrão de famosa foto de Churchill é condenado à prisão no Canadá

27/05/2025 10h45

O canadense que roubou a icônica foto de Winston Churchill carrancudo foi condenado a dois anos de prisão em Ottawa na segunda-feira, informou a imprensa local. 

A foto é tão famosa que ilustra a cédula de cinco libras esterlinas. 

O "Leão rugindo", como é conhecido o retrato do ex-primeiro-ministro britânico, havia sido doado ao hotel Fairmont Chateau Laurier em Ottawa pelo fotógrafo canadense nascido na Armênia Yousuf Karsh (já falecido). 

Tirada por Karsh depois que Churchill se dirigiu ao Parlamento canadense em 1941, a careta se tornou símbolo da resistência britânica durante a Segunda Guerra Mundial. 

Em agosto de 2022, o pessoal do hotel notou que a fotografia, que estava em uma sala de leitura junto à entrada principal, havia sido trocada por uma falsificação. No ano ado, a polícia anunciou que havia capturado o ladrão. 

Segundo a emissora pública do Canadá, CBC, o homem, Jeffrey Wood, se declarou culpado de falsificação, roubo e tráfico de bens obtidos mediante crime em março. 

Na segunda-feira, ele foi condenado a prisão por dois anos menos um dia em um tribunal de Ottawa. 

A CBC informou que o juiz Robert Wadden disse a Wood que era culpado de roubar um retrato "cultural e histórico" que era um "motivo de orgulho nacional". 

Em 2024, a polícia contou que encontrou Wood graças a pistas públicas e pesquisas forenses. Ele vivia no oeste de Ottawa, embora o retrato roubado estivesse na Itália. 

A foto foi vendida por uma casa de leilões de Londres a um comprador na Itália, sem que nenhum deles soubesse que havia sido roubado, disseram às autoridades. A fotografia foi devolvida ao hotel em setembro do ano ado. 

Karsh contou que fazer o retrato mudou sua vida. Havia capturado a expressão mal-humorada de Churchill logo depois de ele tirar um cigarro da boca. 

"Quando voltei para a minha câmera, se via tão beligerante que poderia ter me devorado", disse Karsh. "Foi nesse instante que tirei a foto".

bur-dhc/mtp/ad/mel/dd/yr

© Agence -Presse

Notícias