'Bacurau', 'Aquarius': a trajetória de Kleber Mendonça até prêmio em Cannes

O cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, 56, venceu o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes pelo filme "O Agente Secreto". Wagner Moura levou o prêmio de melhor ator.
Quem é Kleber Mendonça Filho
Kleber de Mendonça Vasconcellos Filho nasceu em Recife, em 22 de novembro de 1968. Ele ou parte da juventude na Inglaterra e retornou ao Brasil para cursar jornalismo na Universidade Federal do Pernambuco. Ele é casado com Emilie Lesclaux e tem dois filhos gêmeos: Tomás e Martin.
Ele possui obras de destaque como diretor, produtor e roteirista. Sua primeira produção foi "Homem de Projeção", um documentário lançado em 1992. Depois, fez os curtas "A Menina do Algodão" (2003), "Vinil Verde" (2004), "Eletrodoméstica" (2005), "Noite de Sexta Manhã de Sábado" (2006) e "Recife Frio" (2009).
O primeiro longa do cineasta foi o documentário "Crítico" (2008). No mesmo ano, ele criou o festival Janela Internacional de Cinema do Recife ao lado da esposa. Em 2013, seu primeiro longa de ficção, "O Som ao Redor", foi premiado no Festival do Rio e no Festival de Copenhage como melhor filme.
Reconhecimento em Cannes veio na quinta participação dele no festival. Em 2019, ele já havia sido laureado com o Prêmio do Júri por "Bacurau", codirigido com Juliano Dornelles. "O Som ao Redor", "Aquarius" e "Retratos Fantasmas" também aram por Cannes, mas só agora veio o prêmio inédito de melhor diretor.